Categories:

MATRÍCULA SÃO PAULO 2021

Para o ano de 2021, as matrículas escolares da rede pública de São Paulo serão feitas de maneira diferente, tanto para instituições municipais quanto estaduais. Desta vez, a matrícula será feita on-line e em duas etapas, portanto é muito importante se atentar ao calendário das instituições de ensino, às datas e aos prazos.

Escola Estadual São Paulo – Wikipédia, a enciclopédia livre

O primeiro passo para se matricular é através da pré-inscrição, disponível no portal da Secretaria Escolar Digital do Estado de São Paulo (SED), um cadastro onde os dados dos alunos e os de seus responsáveis serão preenchidos e enviados para análise. Após este período, os resultados serão fornecidos, e os responsáveis pelos estudantes selecionados deverão entregar presencialmente os documentos na escola a fim de garantir a realização da matrícula.

Quais documentos deve levar? É comum solicitarem:

  • RG e CPF do aluno e do responsável;
  • Comprovante de residência (o mais recente possível);
  • Certidão de nascimento e/ou casamento;
  • Boletim e histórico escolar do estudante (solicitar na administração da escola atual);
  • Fotos em formato 3×4 (tiradas recentemente).

No entanto, a lista desses documentos pode variar conforme a escola. Entre em contato com a secretaria responsável para confirmar o que será solicitado na segunda etapa do processo de matrícula.

Esse mesmo sistema on-line usado para a pré-inscrição, também poderá ser utilizado para acompanhar a performance dos alunos durante os semestres.   Os pais e/ou responsáveis poderão verificar notas e faltas, assim como as datas de provas e demais informações divulgadas pela escola. A mudança para o meio digital torna a participação dos pais ainda mais frequente e facilita a visualização das atividades desenvolvidas durante o ano letivo, que em 2021 ficará mais transparente.

Esta nova modalidade de inscrição garante maior comodidade à população, que passa a evitar longas filas de espera quando decidem procurar por uma escola da rede pública. No entanto, é importante frisar que a pré-inscrição on-line não quer dizer que a vaga já é do aluno! Somente após a análise e divulgação dos resultados será possível ir até a escola escolhida para finalizar a matrícula e ter como garantida a vaga para o ano de 2021. As duas etapas devem ser seguidas!

Para facilitar ainda mais o acesso à matrícula on-line, o processo, feito por meio do portal da SED, também disponibilizou o acesso através do aplicativo de celular, o Minha Escola SP, tanto para usuários de IOS quanto para os que utilizam o sistema ANDROID.

A previsão é de que em 2021 a procura por escolas de rede pública, municipal e estadual, deve aumentar em uma relação direta com a pandemia do Covid-19, que incidiu nos problemas financeiros que a economia nacional apresenta no cenário atual. A renda de muitas famílias diminuiu após o início da pandemia, e muitos pais se viram obrigados a cortar gastos. A procura por transferências entre escolas será grande, como a de estudantes da rede particular para a pública, os mais jovens iniciando a vida escolar e deixando as creches e CMEIs, e os estudantes mais velhos que retomarão os estudos através do programa EJA (Educação para Jovens e Adultos).

 

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *